Ricos em minerais verdes, os países africanos estão de olho no mercado em expansão dos veículos elétricos e das energias limpas, que vale biliões de dólares

A Agência Internacional de Energia prevê que os fabricantes de tecnologias de energia limpa necessitarão de 40 vezes mais lítio, 25 vezes mais grafite e cerca de 20 vezes mais níquel e cobalto em 2040 do que em 2020.

Para explorar esta oportunidade, em 2021, o governo da República Democrática do Congo (RDCongo) e a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) reuniram-se com o Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), o Banco Africano de Desenvolvimento, a Corporação Financeira Africana e outras entidades para identificar formas de canalizar investimentos para aumentar a quota de África na cadeia de valor das baterias de iões de lítio, veículos elétricos e energia limpa.

A RDCongo possui 51% das reservas mundiais de cobalto, bem como um enorme potencial de energia hidroelétrica. O país está, portanto, numa posição única para se tornar um produtor de baixo custo e de baixas emissões de materiais precursores e células de baterias de iões de lítio, afirma um relatório do Banco Africano de Desenvolvimento intitulado "Reforçar o papel de África na cadeia de valor das baterias e dos veículos elétricos". Além disso, a RDCongo e a Zâmbia são os maiores produtores africanos de cobre, um componente importante para a cablagem e os motores.

Foi encomendado um estudo à BloombergNEF para analisar a viabilidade da criação de Zonas Económicas Especiais para o fabrico de precursores de baterias na RDCongo e na Zâmbia. O estudo confirmou que o projeto era tecnicamente exequível e financeiramente viável, com um custo total estimado em 2,7 mil milhões de dólares.

Oluranti Doherty, Diretora do Afreximbank para o Desenvolvimento das Exportações, afirmou: "De acordo com o relatório da BloombergNEF, uma fábrica de precursores na RDCongo seria três vezes mais barata do que uma fábrica semelhante nos EUA, devido à competitividade dos custos e à proximidade das matérias-primas". Os precursores das baterias são utilizados nas baterias de iões de lítio.

Desde então, o Afreximbank contratou a ARISE Integrated Industrial Platform, um dos principais promotores de zonas económicas especiais em África, para realizar um estudo de pré-viabilidade para as ZEE.

Uma vez totalmente implementado, espera-se que o projeto faça avançar vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (especialmente os objetivos 8 – Trabalho decente e crescimento económico – e 9 – Indústria, inovação e infraestruturas), aumente as receitas em divisas, permita a transferência de tecnologia e a melhoria das competências das comunidades locais e crie mais de 40 mil empregos diretos e 160 mil empregos indiretos em ambos os países.

As baterias de iões de lítio dominam o mercado dos veículos elétricos e representam cerca de 49% do mercado mundial de baterias recarregáveis. Muitos dos minerais necessários para as produzir, incluindo o cobalto, o lítio, o manganês, o níquel e a grafite, estão disponíveis na RDCongo, na Zâmbia, na África do Sul, em Madagáscar, em Moçambique, na Tanzânia ou no Gabão, entre outros. Só na RDCongo, estima-se que existam vários milhões de toneladas de reservas de lítio. Mais há mais: os atuais recursos minerais confirmados em África podem ser a ponta do icebergue. Isto porque formações geológicas semelhantes no continente, com potencial para mais descobertas, ainda não foram exploradas e os atuais esforços de exploração continuam a fazer descobertas.

Outros estão atentos ao potencial da região como centro de cadeias de valor. Em dezembro passado, à margem da Cimeira de Líderes EUA-África, em Washington, os Estados Unidos assinaram um memorando de entendimento com a RDCongo e a Zâmbia para desenvolver uma cadeia de valor integrada para a produção de baterias para veículos elétricos nos dois países africanos.

As baterias de lítio também oferecem possibilidades energéticas para além dos veículos elétricos. O equipamento representa a melhor forma de armazenar eletricidade gerada por fontes eólicas, solares e hidroelétricas, ultrapassando o seu problema de "intermitência". A procura dos chamados minerais verdes, incluindo o cobre, a grafite e os minerais de terras raras, deverá aumentar à medida que os países mais ricos procurarem descarbonizar as suas economias, passando, em parte, para um sistema de energia limpa, afirma a Agência Internacional da Energia.

Percentagem das reservas provadas mundiais de minerais críticos em África

e projeção do aumento da procura global

Fonte: Fortalecer o papel de África na cadeia de valor das baterias e veículos elétricos, Banco Africano de Desenvolvimento, abril de 2023.

O desenvolvimento de cadeias de valor de veículos elétricos em países ricos em minerais, como a RDCongo e a Zâmbia, permitiria aos investidores explorar um mercado de veículos elétricos (VE) em expansão, que se prevê que valha até 57 biliões de dólares até 2050.

Mas é necessário um investimento significativo nas infraestruturas da cadeia de abastecimento para transformar o continente num centro mundial de produção de baterias. Isto implicará a criação de um ambiente capaz de atrair o setor privado, que possui as competências técnicas e o know-how logístico para impulsionar o setor de produção africano, garantindo simultaneamente um elevado retorno do investimento.

O Reino de Marrocos assinou, em junho de 2023, um acordo de 6,4 mil milhões de dólares com o fabricante chinês de baterias Gotion High-Tech Co, para a construção de uma fábrica de baterias para veículos elétricos na região de Rabat-Salé-Kénitra. A fábrica terá uma capacidade anual de 100 gigawatts. A Gotion é um dos 10 maiores fabricantes de baterias do mundo e está cotada na Bolsa de Valores de Shenzhen, na China, e na Bolsa de Valores de Zurique, na Suíça, com acionistas como a Volkswagen.

É aqui que o Fórum Africano de Investimento pode desempenhar um papel importante. Uma iniciativa de oito parceiros de desenvolvimento, o Fórum Africano de Investimento analisa e estrutura as transações para as preparar para o investimento,. O seu evento anual "Market Days" reúne patrocinadores de negócios, investidores, líderes governamentais e instituições financeiras de desenvolvimento para avaliar uma série de transações e fazê-las avançar até ao encerramento.

O fabrico de baterias ecológicas será um setor prioritário nos Market Days de 2023, que terão lugar em Marraquexe, Marrocos, de 8 a 10 de novembro, sob o tema "Desbloquear as cadeias de valor de África". Outros setores a destacar durante os Market Days de 2023 incluem as energias renováveis, o agronegócio e outras áreas em que os países africanos têm uma vantagem comparativa.

Os oito parceiros fundadores do Fórum Africano de Investimento são o Africa50, a Corporação Financeira Africana, o Afreximbank, o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco de Desenvolvimento da África Austral, o Banco Europeu de Investimento, o Banco Islâmico de Desenvolvimento e o Banco de Comércio e Desenvolvimento.