Fórum Africano de Investimento 2023: África Ocidental quer acelerar a construção da autoestrada para a qual o Banco Africano de Desenvolvimento mobilizou 15,6 mil milhões de dólares no AIF 2022

Os chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiram acelerar a construção da autoestrada Abidjan-Lagos. O Banco Africano de Desenvolvimento está a desempenhar um papel pioneiro na mobilização de financiamento para este projeto. O Banco já concedeu 25 milhões de dólares para financiar a preparação do projeto. Além disso, juntamente com os seus parceiros, mobilizou 15,6 mil milhões de dólares em juros de financiamento nas salas de reuniões do Fórum Africano de Investimento(link is external) (AIF), realizado em março de 2022.

Em 9 de julho de 2023, os dirigentes dos países pelos quais passará a autoestrada – Benim (Patrice Talon), Costa do Marfim (Alassane Ouattara), Gana (Nana Akufo-Addo), Nigéria (Bola Tinubu) e Togo (Faure Essozimna Gnassingbé) reuniram-se à margem de uma cimeira da CEDEAO em Bissau, capital da Guiné-Bissau, e instaram a Comissão da CEDEAO "a acelerar a conclusão do estudo de conceção pormenorizado, a estratégia financeira e de implementação, bem como a preparação dos documentos de concurso para o lançamento da fase de construção" da autoestrada.

Também instruíram a Comissão da CEDEAO "a colaborar com o Banco da CEDEAO para o Investimento e o Desenvolvimento (BIDC) e o Banco Africano de Desenvolvimento, bem como com outros parceiros de desenvolvimento e o setor privado, para empreender esforços sustentados para mobilizar recursos para financiar investimentos para a construção da autoestrada".

Para demonstrar o seu firme empenho no projeto, os dirigentes decidiram estabelecer a sede da Autoridade de Gestão do Comité Lagos-Abidjan (ALCoMA) na Costa do Marfim. Constituída por representantes da CEDEAO e dos países beneficiários do projeto, a ALCoMA é um elo essencial da gestão do projeto.

Em conformidade com estas instruções, foi organizada uma primeira mesa redonda de instituições de financiamento do desenvolvimento, em colaboração com a Comissão da CEDEAO, a 26 de setembro de 2023, na sede do Banco Africano de Desenvolvimento, em Abidjan. O principal objetivo desta mesa redonda era fornecer às principais instituições regionais e internacionais de financiamento do desenvolvimento as informações mais recentes sobre este importante projeto regional. A reunião serviu também de plataforma de sensibilização e de "teste ao mercado" do projeto para confirmar o interesse dos investidores manifestado durante os boardrooms do AIF 2022 e para ter em conta as suas recomendações e requisitos. Isto está a ser feito enquanto se continuam os esforços para finalizar os estudos técnicos do projeto, até ao final de outubro de 2023.

O AIF é uma plataforma transacional, multi-interveniente e multidisciplinar concebida pelo Banco Africano de Desenvolvimento e sete parceiros para angariar capital para investimentos de grande escala em África. Desde a sua criação em 2018, o Fórum Africano de Investimento atraiu 142,6 mil milhões de dólares de interesse de investimento em África.

A mesa redonda foi um sucesso, com 180 participantes representando mais de 30 credores, incluindo o EBID, a União Europeia, o Investimento Internacional Britânico (BII), a Agência Belga de Desenvolvimento (Enabel), a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o Banco Europeu de Investimento (BEI), o Africa 50, Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial, Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), USAID, Millennium Challenge Corporation (MCC), Afreximbank, Sociedade Belga de Investimento para os Países em Desenvolvimento (BIO), Corporação Internacional de Financiamento do Desenvolvimento (DFC) dos EUA, agências de cooperação alemãs, canadianas, coreanas e espanholas, etc. Instituições como a MIGA - a Agência Multilateral de Garantia dos Investimentos, uma filial do Grupo Banco Mundial -, a ATIDI, a TradeMark Africa e o Global Infrastructure Hub (GI Hub) estiveram igualmente representadas na mesa redonda.

"O próximo passo será mobilizar investidores privados e financiadores através de sessões de auscultação do mercado, uma vez concluídos os estudos de conceção técnica", afirmou Mike Salawou, Diretor do Departamento de Infraestruturas e Desenvolvimento Urbano do Banco Africano de Desenvolvimento.

O projeto da autoestrada Abidjan-Lagos envolve a construção de uma autoestrada de 1.081 quilómetros que liga cinco países da África Ocidental – Costa do Marfim, Gana, Togo, Benim e Nigéria.

Trata-se de uma das prioridades da CEDEAO no âmbito da sua "Visão 2050". É também um dos projetos do Plano de Ação Prioritário do Programa Continental da União Africana para o Desenvolvimento das Infraestruturas em África (PIDA), que está a ser implementado pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

Este corredor de integração ligará as cidades e os portos economicamente mais dinâmicos e as aglomerações urbanas mais densamente povoadas da África Ocidental (Lagos, Abidjan, Acra, Cotonou e Lomé). Além disso, reforçará as trocas comerciais e a integração na África Ocidental, nomeadamente através do acesso aos portos marítimos dos países sem litoral (Burkina Faso, Mali, Níger e Chade), graças à sua ligação a outros corredores no eixo Norte-Sul.

Esta autoestrada reforçará os transportes (estradas, caminhos-de-ferro, portos e aeroportos) na África Ocidental e completará o corredor Enugu-Bamenda, que liga o sudeste da Nigéria, na África Ocidental, ao sudoeste dos Camarões, na África Central. Isto vai acelerar consideravelmente a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA).

A autoestrada irá de Bingerville, nos subúrbios orientais de Abidjan, até ao quilómetro 2 (Eric Moore) em Lagos.

O corredor Abidjan-Lagos representa quase 75% da atividade comercial na África Ocidental. O setor dos transportes é responsável por 5 a 8% do produto interno bruto da região e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento económico e na criação de emprego, em especial para as mulheres e os jovens.