Fórum Africano de Investimento 2023: "Invistam no desporto africano e terão um bom retorno!" - Herbert Mensah, Presidente do Rugby África

Herbert Mensah, presidente do Rugby Africa no Fórum Africano de Investimento de 2023, Marraquexe, Marrocos.

O Presidente do Rugby Africa, Herbert Mensah, apelou aos investidores e parceiros de desenvolvimento para que invistam no desporto africano porque, na sua opinião, esta é a melhor forma de obter um retorno do investimento. O presidente do organismo que rege o râguebi em África falava numa sessão sobre "O desporto como catalisador da atividade económica", realizada no âmbito do Fórum Africano de Investimento de 2023, que decorre de 8 a 10 de novembro em Marraquexe, Marrocos.

Mensah apelou também a uma mudança de mentalidade, dando o exemplo dos Springboks, os bicampeões mundiais de râguebi da África do Sul, como prova do excelente nível dos desportistas do continente.

O desporto é um setor em expansão em África, com um enorme potencial para criar emprego, promover a saúde e o bem-estar e incentivar a inclusão social. De acordo com a PwC, o setor foi avaliado em sete mil milhões de dólares em 2018 e deverá atingir doze mil milhões de dólares em 2027.

O Presidente do Rugby Africa sublinhou o valor educativo do desporto para as crianças, para além do facto de ser um setor com forte potencial comercial. "O desporto é entretenimento, mas também é negócio! Precisamos de tornar isso claro para aqueles que têm capital", afirmou.

A este respeito, o continente oferece vantagens comparativas, nomeadamente a juventude da sua população, a mais jovem do mundo, e o talento dos seus atletas, que fazem do continente um viveiro inesgotável. Temos de tirar partido do dinamismo demográfico de África, porque em breve os africanos representarão um terço ou mais da população mundial", acrescentou Mensah.

Falando sobre as várias vantagens oferecidas pelo desporto, destacou também os benefícios ligados à responsabilidade social e ambiental das empresas que investem em eventos desportivos. Referiu-se aos Jogos Olímpicos de Juniores no Senegal, ao desenvolvimento do ciclismo no Ruanda e a outros eventos desportivos de nível mundial em todo o continente.

"Precisamos de investir em eventos desportivos em África porque há talento e dinheiro a ganhar. Na maioria dos países africanos, as crianças jogam râguebi nos parques infantis. Quando é que vamos construir estádios porque há dinheiro para ganhar?”, perguntou.

Foram levantadas questões sobre os modelos, os obstáculos e as estratégias de investimento no desporto. Quem deve investir? Os investimentos no desporto geram outros investimentos para reforçar o desenvolvimento económico de uma forma virtuosa. Na Europa e nos Estados Unidos, foram feitos investimentos colossais no setor do desporto. "Mesmo na Índia, existe um modelo com o críquete", afirmou.

Mensah salientou as mudanças necessárias: estabelecer um quadro legislativo favorável, incentivar mais investimentos, abrir portas e oferecer oportunidades de investimento, trabalhar com agências de desenvolvimento, ter orgulho em ser africano e acreditar na liderança de África no domínio do desporto. É o momento certo para investir", afirmou, entusiasmado.

O Presidente do Rugby Africa também falou das oportunidades oferecidas pelo nicho de produtos nutricionais para desportistas, muitos dos quais existem apenas em África e poderiam ser explorados comercialmente pela indústria farmacêutica.

O desporto é uma área que proporciona um bom retorno do investimento, e África é o melhor lugar para investir, argumentou Mensah.

"Invistam agora e colherão os frutos amanhã", concluiu.