Fórum Africano de Investimento 2023: Integração dos mercados de capitais em África é uma necessidade para garantir financiamento

Da esquerda para a direita: Karabo Morule, fundadora da Amara Strategic Investments ; Alexandre Kateb, fundador do Multipolarity Report ; Mohamed El Kettani, presidente e CEO do banco Attijariwafa ; Papa Ndiaye, CEO da AGIF Funds ; e Wilmot Allen, fundador e CEO da VentureLift Africa, participam no painel sobre mercados de capitais no Fórum Africano de Investimento, a 10 de novembro de 2023, em Marraquexe.

Dadas as necessidades cada vez maiores dos países africanos em muitos setores, os mercados de capitais desempenham um papel essencial na mobilização de investimentos no continente.

No entanto, enfrentam uma série de desafios, nomeadamente devido à pequena dimensão e à baixa capitalização dos mercados bolsistas, bem como aos baixos níveis de liquidez, observaram os profissionais do setor financeiro reunidos em Marraquexe na sexta-feira, no âmbito dos Market Days do Fórum Africano de Investimento de 2023, que decorreram de 8 a 10 de novembro.

Numa sessão intitulada "Mercados de capitais: mobilizar o investimento para um crescimento transformacional", os membros do painel reconheceram que se registaram progressos claros nos últimos dez anos no acesso aos serviços financeiros, em particular aos serviços móveis, e no desenvolvimento dos mercados financeiros. Mas ainda há muito a fazer para desenvolver o financiamento a longo prazo no continente.

"Há um problema de confiança dos investidores em África. É tudo uma questão de risco, ou de perceção do risco. Por exemplo, no terceiro trimestre de 2023, o financiamento das start-ups africanas caiu 50% em relação ao ano anterior", admitiu Karabo Morule, fundador da Amara Strategic Investments, na África do Sul. "Dito isto, as bolsas de valores africanas têm perspetivas de crescimento potencial consideráveis. Temos de refletir sobre a melhor forma de incentivar os potenciais investidores", defendeu.

"A mentalidade dos atores estabelecidos no setor financeiro africano pesa sobre a sua capacidade de desenvolvimento. Os bancos tradicionais têm muita relutância em partilhar dados com o seu ecossistema, apesar de terem tudo a ganhar com isso", insiste Alexandre Kateb, fundador do The Multipolarity Report.

Para Mohamed El Kettani, Presidente e Diretor Executivo do grupo marroquino Attijariwafa Bank, "o potencial de investimento em África é enorme. É essencial expandir os mercados de capitais com base em dois vetores: a confiança ligada à credibilidade dos países e a integração regional para pôr fim à fragmentação dos centros financeiros".

Segundo El Kettani, são necessárias reformas macroeconómicas para reduzir os riscos (por exemplo, a volatilidade cambial), harmonizar a regulamentação e estabelecer uma governação institucional e empresarial que responda às exigências do mercado.

"A integração dos mercados exige uma forte vontade política, como no caso do lançamento da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA) e do projeto da União Africana para interligar os centros financeiros do continente. A criação de uma bolsa de valores continental única está a ganhar terreno nas mentes das pessoas, mas para atrair o capital internacional, precisamos de uma visão coerente, de uma capacidade de integração eficaz e também de agir rapidamente", instou.

Agir rapidamente e de forma inovadora é o credo de Papa Ndiaye, Diretor-Geral da AGIF Funds, uma sociedade gestora de fundos de capitais privados com sede em Dacar, no Senegal: "Os mercados de capitais não são para os fracos de coração! É preciso ser ousado e maximizar a criatividade. Também temos de ser realistas: a integração destes mercados numa única bolsa de valores integrada é fundamental", afirmou.

"Precisamos de campeões que ditem o ritmo", afirmou Ndiaye, dando como exemplo a consolidação do setor financeiro como escudo anticrise e vetor de crescimento, à semelhança do ecossistema nigeriano que assistiu à emergência de grandes bancos à escala regional.

A inovação em África através de veículos financeiros adaptados às necessidades de financiamento das empresas é também uma necessidade, de acordo com Wilmot Allen, fundador e diretor executivo da consultora VentureLift Africa, sediada em Nairobi, no Quénia. "Mas temos de impulsionar esta inovação entre os africanos, com a contribuição da diáspora, que controla várias centenas de milhares de milhões de dólares de investimento em fundos no estrangeiro. Temos de conseguir a africanização dos mercados de capitais", insistiu Wilmot.

"É estranho que África, que é o reservatório mundial de matérias-primas agrícolas e de muitos minerais preciosos, não tenha uma bolsa de valores para estes produtos", lamenta o presidente do banco Attijariwara. "A razão é simples: os nossos mercados não estão integrados (...) E enquanto estivermos fragmentados, não podemos avançar!

Com liquidez, diversificados e bem regulamentados, os mercados de capitais são essenciais para fornecer financiamento em moeda local aos governos, aos intervenientes do setor financeiro e às pequenas empresas.

"Precisamos de canalizar a nossa energia para a emergência de mercados de capitais integrados", concluiu o Sr. El Kettani.