O nível de infraestruturas, o dinamismo empresarial e o acesso ao financiamento são fatores-chave para o sucesso do "Made in Africa" através do desenvolvimento da indústria transformadora do continente.
Estas foram as conclusões de uma sessão sobre "Made in Africa: desbloquear o potencial da produção nacional", realizada na quinta-feira no âmbito dos Market Days do Fórum Africano de Investimento (AIF) em Marraquexe, Marrocos, que decorrem de 8 a 10 de novembro de 2023.
Os membros do painel, altamente empreendedores, concordaram que a produção local é um elemento essencial na transformação económica e na criação de emprego em África. Prevendo-se que o continente tenha uma população de 2,5 mil milhões de pessoas até 2050, o "Made in Africa" é cada vez mais necessário para satisfazer a procura de bens e serviços e para reduzir a dependência dos países das importações.
"Sem o desenvolvimento da indústria transformadora, não haverá Made in Africa", afirmou o moderador do painel, David Pilling, editor de África do Financial Times.
Em uníssono com os outros oradores, Gilles Vaes, Diretor-Geral da InfraCo Africa, respondeu fazendo a primeira observação: "As infraestruturas são a base de tudo! Não pode haver desenvolvimento de uma indústria transformadora sem uma logística eficaz, sem uma rede elétrica sólida, etc.", afirmou o responsável desta instituição financeira de desenvolvimento especializada em infraestruturas privadas.
A este respeito, Marrocos, o país anfitrião do AIF 2023, é um modelo para o continente. Nos últimos vinte anos, por iniciativa do seu soberano, o Reino construiu infraestruturas de nível internacional, como o porto de Tânger Med, o primeiro porto do Mediterrâneo e de África em termos de volume de atividade.
Marrocos beneficia de infraestruturas de qualidade, de um acesso universal à eletricidade a preços muito razoáveis e de uma mão de obra qualificada. "O país tem uma visão clara a longo prazo, liderada pelo Rei Mohammed VI, e a sua indústria representa atualmente 25% do seu PIB", acrescentou Gilles Vaes.
Marrocos também desenvolveu ecossistemas industriais inovadores, como a indústria automóvel – o principal produtor de África, com 65% de conteúdo local nos veículos "Made in Morocco" –, a indústria aeroespacial e a indústria farmacêutica.
"A indústria farmacêutica marroquina tornou-se competitiva em termos de preço e de qualidade. É um setor económico fundamental, impulsionado pela inovação, que pode desempenhar um papel vital para garantir a soberania sanitária do continente", sublinhou Mia Lahlou Filali, Diretora-Geral da Pharma 5. Líder no seu mercado interno, este laboratório, especializado na produção de medicamentos genéricos, nomeadamente antibióticos, exporta 25% das suas vendas.
A segunda constatação partilhada pelos membros do painel é que, sem empresários, não há criação de riqueza.
"A indústria marroquina adotou verdadeiramente a mentalidade empresarial. Muitos jovens querem criar a sua própria empresa", confirmou a Sra. Filali.
Valérie Labi, a jovem fundadora e presidente da Wahu Mobility, que fabrica veículos elétricos no Gana, falou, no entanto, das dificuldades: “É difícil angariar fundos quando se é uma jovem empresária como eu; tive de encontrar um parceiro e obter financiamento nos mercados europeus; no Gana, com taxas de juro muito elevadas, é muito difícil contrair empréstimos", afirmou.
"Para desenvolver uma cadeia de valor em África, como a nossa no setor elétrico, proponho quatro fatores essenciais: um forte espírito empresarial; um ambiente regulamentar favorável à inovação e ao investimento; um elevado nível de educação para encorajar e reter o talento; e um nível de investimento satisfatório, mas ainda insuficiente no Gana para abrir fábricas", enumera Labi.
A Nigéria também tem um forte espírito empresarial. No país mais populoso do continente, o nível das infraestruturas penaliza, no entanto, os empresários, como Farouk Saleh, CEO do Metro Capital Advisory Group, um conglomerado que investe em vários setores (saúde, energia, imobiliário, infraestruturas).
"A nossa visão é simples: o que é nigeriano deve ficar na Nigéria. Temos de desenvolver todas as fases da cadeia de valor. O nosso plano de abordagem inclui consultoria, engenharia, conceção, etc... mas, por vezes, temos de construir as nossas próprias estradas", explicou Saleh.
"O governo tem de melhorar as infraestruturas, alterar o quadro regulamentar e oferecer condições de financiamento mais acessíveis aos jovens. As coisas estão a mudar... Temos de acreditar no dinamismo dos empresários nigerianos", concluiu.
Amer Benouda também aceitou o desafio do empreendedorismo, criando a Aba Technology em Marrocos, uma empresa que produz componentes eletrónicos e fornece soluções de conectividade, nomeadamente no setor da saúde. Com duas fábricas em Casablanca e um crescimento exponencial em três anos, a empresa conta já com 600 empregados.
"Para estarmos rapidamente ativos nas cadeias de valor globais, concentrámo-nos em produtos de elevado valor acrescentado e geradores de receitas. Adquirimos uma pequena empresa especializada em cartões eletrónicos e aumentámos a sua escala no nicho de crescimento dos dispositivos médicos conectados. Temos 96% da nossa cadeia de valor em Marrocos", explicou o vice-presidente internacional da Aba Technology.
"Para que o Made in Africa seja um sucesso, temos de apoiar financeiramente o setor privado, especialmente as pequenas empresas. África precisa das suas PME e PMI para crescer", concluiu Gilles Vaes.